quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Cronograma do estágio de Pedagogia UESB

Olá pessoal!

Segue o crograma atual.


 


UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

CURSO: PEDAGOGIA

DISCIPLINA: ESTÁGIO

PROFESSORA: MARIA DA CONCEIÇÃO ALVES FERRERIA

SEMESTRE ACADÊMICO: 8º

 

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO

 

DATAS
DIA DA SEMANA
C/H
ATIVIDADE
LOCAL
11/09
terça
5h
Apresentação da Proposta da Disciplina
Apresentação dos alunos
 
UESB
12/09
quarta
5h
Estágio: Diferentes Concepções
Estudo de Texto
UESB
18/09
terça
5h
Pesquisa no Estágio: Fundamentos
 
UESB
19/09
quarta
5h
Pesquisa no Estágio: Dispositivos
UESB
25/09
terça
5h
Pesquisa no Estágio: Dispositivos
UESB
26/09
quarta
4h
Pesquisa no estágio: Dispositivos
UESB
02/10
terça
4h
Orientação do Relatório e Construção do Diagnóstico de Língua Portuguesa
UESB
03/10
quarta
4h
Elaboração do Diagnóstico de Língua Portuguesa
UESB
03/10
quarta
4h
Reunião na escola
ESCOLA
04/10
quinta
4h
Pesquisa na escola
ESCOLA
05/10
sexta
4h
Pesquisa na escola
ESCOLA
08/10
segunda
4h
Aplicação do Diagnóstico de Língua Portuguesa
ESCOLA
09/10
terça
4h
Aplicação do Diagnóstico de Língua Portuguesa
ESCOLA
10/10
quarta
3h
Inicio da Construção do Projeto de Estágio
UESB
16/10
terça
3h
Orientação do Projeto de Estágio
UESB
16/10
terça
4h
Co-participação
ESCOLA
17/10
quarta
3h
Orientação do Projeto de Estágio
UESB
17/10
quarta
4h
Co-participação
ESCOLA
23/10
terça
3h
Orientação do Projeto de Estágio
UESB
24/10
quarta
3h
Orientação do Projeto de Estágio
UESB
30/10
terça
3h
Orientação do Projeto de Estágio
UESB
31/10
quarta
3h
Orientação do Projeto de Estágio
UESB
06/11
terça
3h
Orientação do Projeto de Estágio
UESB
07/11
quarta
3h
Orientação do Projeto de Estágio
UESB
Total Estágio Observação
28h
Total Encontro UESB
65h
Total Geral Estágio – Etapa1
93h

 

 

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

ESTÁGIO PEAGOGIA

ESTÁGIO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL UESB 2012.2


UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

CURSO DE PEDAGOGIA

DISCIPLINA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

PROFESSORA: MARIA DA CONCEIÇÃO ALVES FERREIRA

SEMESTRE ACADÊMICO: 8º

 

PÚBLICO DE ENTREVISTADOS

O gestor escolar

O coordenador pedagógico

Corpo docente

Agentes administrativos

Pessoal de serviços gerais

Corpo discente

Pessoas da comunidade

 

CAMPO DE OBSERVAÇÃO DE ESTÁGIO

 

Escola professor Brito

 

ROTEIRO DE ENTREVISTAS PARA OBSERVAÇÃO NA ESCOLA

 

1.     CONTEXTO DA ESCOLA (GESTOR (A) ESCOLAR)

 

1.1   Qual é a localização da escola?

1.2   Qual é a origem do nome da escola (histórico)?

1.3   Quando a escola foi fundada?

1.4   Quais os aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais da realidade dessa escola?

1.5   Quais as dificuldades e problemas enfrentados e superados pela escola?

1.6   A estrutura física da escola oferece um espaço didático pedagógico adequado ?

1.7   A escola possui sala para atendimento especializado? Existe um profissional responsável para esse atendimento?

1.8   Qual é o perfil dos alunos?

1.9   Na escola existe biblioteca? Como se dá a dinâmica de funcionamento?

 

2.     CONTEXTO DE CHEGADA NA ESCOLA (GESTOR ESCOLAR (A))

 

2.1   Qual é o horário de chegada e de saída na escola?

2.2   Quem coordena a chegada dos alunos na escola?

2.3   Qual é o vestuário exigido pela escola?

2.4   Quais são os horários de lanche e lazer?

2.5   Quanto tempo o porteiro trabalha na escola? Ele recebeu alguma formação específica?

2.6   Quais são as regras de entrada e saída da escola?

 

3.     GESTÃO DA ESCOLA (GESTOR (A) ESCOLAR)

 

3.1   Quais são os participantes da gestão da escola?

3.2   Como são distribuídas as responsabilidades da gestão da escola?

3.3   Como se dá a escolha dos gestores da escola?

3.4   Como se dá a participação dos envolvidos com as práticas escolares no sentido de decisões administrativas, gestoras, organizacionais e pedagógicas?

3.5   A gestão trabalha em parceria com os demais setores públicos e privados?

3.6   Como se dá a participação da comunidade nas decisões da escola?

3.7   Como funciona o colegiado escolar? Qual é a frequência e participação do colegiado nas decisões da escola?

 

4.     VERBAS E RECURSOS (GESTOR(A) ESCOLAR)

 

4.1   Qual é a origem das verbas da escola? E quais são?

4.2   Como são administradas essas verbas? Como se dá a distribuição das verbas no que diz respeito aos recursos?

4.3   As verbas recebidas são suficientes para as demandas da escola?

 

5.     PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO (COORDENADOR (A) PEDAGÓGICO)

 

5.1   A escola possui projeto político pedagógico?

(    ) Sim            (    ) Não

5.2   Como foi o processo de construção do projeto político – pedagógico?

5.3   Quando foi construído o PPP?

5.4   O professor tem conhecimento do PPP?

5.5    Qual é a concepção pedagógica adotada para a construção do PPP?

5.6   Quais as ações previstas para a efetivação do PPP?

5.7   Como é feita a atualização do projeto?

5.8   A escola possui dados sobre o índice de aprovação e frequência dos alunos?

 

 

 

 

 

6.     O TRABALHO E A VIDA DOS PROFESSORES (COORDENADOR (A) PEDAGÓGICO (A)

 

6.1   Quantos professores compõe o quadro docente da escola?

6.2   Quais os vínculos contratuais de trabalho?

6.3   Qual é a carga horária docente?

6.4   Qual é a formação dos professores?

6.5   Quais os incentivos oferecidos pela escola para a formação continuada dos professores?

6.6   Há relação entre área de formação dos professores com a área de atuação?

6.7   Qual é a relação dos professores com as decisões implementadas na escola?

6.8   Quais são as ações de planejamento da escola?

6.9   Como se organiza a dinâmica do recreio?

 

7.     O TRABALHO DOS PROFESSORES (CORPO DOCENTE)

 

7.1   Como você administra a disciplina em sala de aula?

7.2   Qual é a sua carga horária de trabalho?

7.3   Quantos anos você possui no magistério?

7.4   De que forma você trabalha os conteúdos disciplinares?

7.5   Como você trabalha a questão da diferença em sala de aula?

7.6   Como está estabelecida a rotina da sua sala de aula?

7.7   Quais são as dificuldades que são encontradas em sala de aula?

7.8   Já participou de cursos de formação continuada? Quais? Qual é a origem dos investimentos feitos para essa formação?

 

8.     VISÃO DO ALUNO (A)

 

8.1   Quantos anos você tem?

8.2   Qual é a série que você estuda?

8.3   Aonde você mora?

8.4   O que você mais gosta de fazer na escola?

8.5   Qual é a matéria que você mais se identifica? Justifique.

8.6   Se você pudesse mudar algo na escola o que mudaria?

8.7   Como é a sua relação com a sua professora?

8.8   Como é a sua relação com os colegas de turma?

8.9   O que faz quando está fora da escola?

8.10       Você tem acesso a internet? Onde?

8.11       Quais as suas expectativas pessoais e profissionais a partir da escola?