terça-feira, 2 de outubro de 2012

ROTEIRO DO RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO


UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS – DCHL

CURSO PEDAGOGIA

 

 

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO

 

 

a) CAPA (obrigatório)

 

b) FOLHA DE ROSTO (obrigatório)

 

c) SUMÁRIO (obrigatório)

 

d) DADOS DE IDENTIFICAÇÃO (obrigatório):

 

Apresentação de dados tais como:

 

DADOS DO ESTAGIÁRIO: Nome completo do (a) estagiário (a), endereço, telefone, e-mail, curso e ano de conclusão.

 

DADOS DA ESCOLA: Nome e endereço da escola, número do telefone e do fax;

 

e) INTRODUÇÃO (obrigatório) – Apresentação do relatório de observação, contextualizar, perfil da escola, a turma, bairro, cidade, estagiárias, finalizar descrevendo as partes do relatório, breves considerações finais.

 

f) DESENVOLVIMENTO (obrigatório):

É o relato de todas as atividades desenvolvidas pelo (a) estagiário (a) na escola: o que fez, como fez, local, o que utilizou, tempo e demais características do trabalho. O aluno pode ilustrar o relatório, sendo que as figuras devem estar na parte "anexo".

 

g) CONCLUSÃO (obrigatório): É a parte final do trabalho e deve conter o fechamento geral das ideias. Deve relatar o que achou do estágio e da escola analisando criticamente. Opinar sobre sua participação como estagiário e seu aproveitamento.

 

h) OBRAS CONSULTADAS OU REFERÊNCIAS (obrigatório): Englobam todas as obras utilizadas para a realização do trabalho e que não foram, necessariamente, mencionadas no mesmo: Livros, apostilas, manuais técnicos, sites etc. (NBR 6023).

 

i) SUGESTÕES (INCLUIR NA CONCLUSÃO) (opcional): Propor sugestões para análise e melhoria da qualidade do estágio e do ensino profissionalizante

(optativo).

 

j) ANEXOS (opcional): Caso tenham gráficos, tabelas, fotos, esquemas formulários, desenhos em geral etc. Devem ser enumerados conforme citados no texto. Servem para fundamentação, comprovação e ilustração. A página do anexo não é numerada, mas sua paginação é progressiva, sendo centralizado o título ANEXO (NBR 14724).

 

Nenhum comentário: